Sexta-feira, 10 de Agosto de 2012

Idade Média - Curiosidades...

 

O período conhecido como Idade Média começou com a desintegração do Império Romano do Ocidente (século V) e terminou com o fim do Império Romano do Oriente/Queda de Constantinopla (século XV).

 

A Idade média é dividida em Alta Idade Média (do século V ao X) e Baixa Idade Média (do XI ao XV).

 

O modo de organização social e político da Idade Média é conhecido como Feudalismo. A economia é baseada no trabalho servil, agricultura de subsistência e escambo. O comércio é quase inexistente.

 

 

Na mesa, as pessoas comiam normalmente com as mãos. Até o início da Idade Moderna, era comum os convidados de um jantar levarem a faca de casa para cortar o alimento.

 

Era mais seguro tomar vinho e cerveja do que água, fornecida por rios e riachos das imediações.

 

Na Idade Média não existiam escovas de dentes, perfumes, desodorizantes e muito menos papel higiénico.  As fezes e urina humanas eram atiradas pelas janelas do palácio.

 

Os leques usavam-se não por causa do calor, mas sim para afastar os maus cheiros exalados de debaixo dos vestidos. Era por isso que as roupas eram pesadas, de propósito, para reterem os odores das partes íntimas que quase nunca eram lavadas.

 

A Inquisição foi uma espécie de tribunal religioso criado na Idade Média (século XII) e dirigido pela Igreja Católica Apostólica Romana. Foi fundada pelo papa Gregório IX em 1231 com o objetivo de reprimir e castigar tudo o que fosse considerado heresia pela Igreja.

 

A medicina era quase inexistente. Quem normalmente fazia cirurgias eram os barbeiros. Um dos procedimentos mais comuns do período era a sangria, tratamento que retirava o “excesso de sangue” (chamado de pletora) do organismo.

 

A peste negra, epidemia que assolou a Europa no final da Idade Média foi tão devastadora que 1/3 da população européia do século XIV foi dizimada no curto período de quatro anos, entre 1347 e 1351.

 

O sexo era considerado pecado. O namoro, então, era praticamente inexistente. As uniões eram arranjadas e o noivo e a noiva da nobreza se conheciam no dia do casamento – antes disso, só podiam se conhecer através de retratos pintados à óleo.

 

                                 

 

Na Idade Média a maioria dos casamentos relizava-se no início do verão.   A razão era simples: o primeiro banho do ano era tomado em Maio e então em Junho o cheiro das pessoas ainda se  tolerava. Mesmo assim, como alguns odores já começavam a ser incomodativos, as noivas levavam ramos de flores a seu lado nas carruagens para disfarçar os maus cheiros.  Assim nasceu a tradição do ramo de noiva. O porquê do ramo de flores das noivas…

 

Para a igreja, o gozo físico na Idade Média não tinha nada a ver com um prazer racional; era considerado uma força incontrolável, um furor. O corpo feminino era considerado mais suscetível ao pecado e à corrupção, necessitando da vigilância maculina. Não se costumava ficar completamente nu, nem para fazer sexo.

 

Os cabelos longos eram obrigatórios para as mulheres; porém, como as longas madeixas tinham grande poder erótico, deveriam sempre ser trançadas. Além disso, todas as mulheres que não fossem prostitutas, nem meninas ou que se arriscassem a sair à rua, bem como as casadas quando saíam do quarto, deveriam cobrir as tranças com touca.

 

 

 “ It’s raining cats and dogs” Os tectos das casas não tinham forro. Sob as vigas de madeira criavam-se animais: gatos, cães, ratos e outros.  Quando chovia, as goteiras forçavam os animais a descerem ao piso inferior.  Daqui nasceu a expressão tipicamente anglo-saxónica “ chover cães e gatos”  .

publicado por Carla da Soledade às 10:44
link do post | comentar | favorito

.sobre mim...

.pesquisar

 

.Setembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. 11 de Setembro de 2001

. Maria Antonieta - Algumas...

. Idade Média - Curiosidade...

. História da Bicicleta

. chá das cinco - mais do q...

.arquivos

. Setembro 2012

. Agosto 2012

.tags

. todas as tags

.favoritos

. Rena mais linda...

. há dias...

. ...

. Mais uma Madrinha

.quantos curiosos:

web counter free
blogs SAPO

.subscrever feeds